SÃO THOMÉ DAS LETRAS


DADOS GERAIS
Data de Criação: 30/12/1962 - Lei de Criação: LEI 2764
Padroeiro: São Tomé
Festa do Padroeiro: 03/07
Aniversário do município: 1 de março


CENSO 2000 IBGE

População Urbana: 3196 habitantes
População Rural: 3005 habitantes
Número de Homens: 3315 habitantes
Número de Mulheres: 2886 habitantes



História da Cidade

A mais remota notícia a respeito do início do povoamento do município, datada de 1770, refere-se à provisão concedida para a construção da capela, em homenagem a São Tomé. Em 1795 foi erguida outra capela, toda em pedras extraídas do próprio local. A paróquia, subordinada à freguesia de São João del-Rei, foi criada em 1840. Em 1841, passou, sucessivamente, a pertencer às freguesias de Baependi e Lavras. Foi reincorporada como distrito ao município de Baependi, em 1842. Assim permaneceu até 1962, quando, com a criação do município, ganhou foros da cidade.O nome de São Tomé das Letras lembra a denominação dada ao local onde havia uma gruta com a imagem do santo. Nas pedras que a compunham, havia sinais avermelhados, semelhantes a letras e figuras rupestres, que, acreditavam os moradores, havia sido deixadas pelo santo com marca de sua permanência ali. Pesquisas científicas feitas na região demonstram tratar-se d um musgo avermelhado que, depositado nas camadas das rochas, produz os curiosos desenhos.




A    LENDA

Diz a lenda que um escravo, de nome João Antão, fugiu e se refugiou numa gruta, passando a viver do que a natureza lhe dava.
Um dia um respeitável senhor, de vestes brancas, apareceu na gruta e deu-lhe um bilhete; este, por sua vez, deveria ser entregue ao seu senhorio com a certeza do perdão pela fuga. O escravo retornou à fazenda e foi perdoado. O seu feitor quis conhecer a tal gruta e encontrou em seu interior uma imagem de São Thomé. Na entrada da gruta haviam pinturas semelhantes à "letras" (que na verdade são inscrições rupestres).

Daí a origem do nome: "São Thomé das Letras"